Daruma - Amuleto Japonês que atrai sorte e realiza desejos!


Konnichiwa fadinhas & elfos! Como estão? Já falei aqui no blog, tudo sobre o gato da sorte japonês, >confira aqui< e agora venho com mais um amuleto! O Daruma além de dar sorte também é feito para receber pedidos e assim talvez, realiza-los! Daruma é rico em simbolismo e é considerado um talismã de boa sorte e símbolo de perseverança para os japoneses, ele se tornou um dos preferidos no restante do mundo também. É super interessante e duvido que não ficará com vontade de ter um! Então Let's Go!



Maneki Neko e o Daruma atrás ( Daruma だるま (lê-se darumá), também conhecido como Dharma)
O boneco representa o monge Bodhidharma, um dos maiores da historia, ele que levou a Seita Zen e o budismo para a China e Japão. Dizem que eles são pintados de vermelho para representar a cor da roupa do monge. Mas apesar do vermelho ser o principal também existe de outras cores e com diferente significados

Significados das cores do Daruma = Vermelho: boa sorte, felicidade, Azul: saúde, longevidade, Amarelo: segurança, Preto: fortuna, prosperidade, Branco: Amor, Harmonia


Eles sempre são vendidos com os olhos em branco. Depois de comprar ou ganhar (o indicado é ganhar de alguém), precisa pintar o olho esquerdo no momento de fazer o pedido. Quando o seu desejo for realizado, o segundo olho pode ser pintado. Você pode ter um a cada ano, os japoneses geralmente fazem sempre seu pedido no ano novo, queimam em um festival e pegam outro.

Mas porque o Daruma não tem olhos e porque ele é redondinho? 

Segundo a lenda, quando o monge Bodhidharma, ficou em uma caverna para passar nove anos meditando, ele teve que combater a sonolência. Ele pensou: “Por eu ter olhos, as pálpebras caem sobre eles e eu começo a cochilar.” Então, cortou suas pálpebras para se manter acordado.

A lenda diz que após esses 9 anos de meditação, Bodhidharma atingiu o tão desejado ”estado de iluminação”, que na verdade é, ver com a mente, ao invés dos olhos. Foi assim que ficou relacionada à esperança e a realização de sonhos devido a paciência, perseverança e obstinação. 

Imagem relacionada

O boneco também não tem pernas e braços, isso porque na posição de meditação as pernas e os braços pareciam bem encolhidos na manta gigante do sarcedote, como podem perceber na imagem dele acima. Um fato interessante também é que é impossível deixar o amuleto deitado, sua forma arrendondada possuí uma base mais pesada que o resto do corpo. Isso também traz um significado importante, que não podemos “jamais desistir” dos nossos objetivos

Tanto que há um provérbio japonês que se diz: “Nana korobi, ya oki”, que quer dizer: “Caia 7 vezes, mas levante 8”

A Arte do Daruma

As pinturas do amuleto são bem artísticos, a barba e a sobrancelha tem uma forma um pouco diferente, isso porque as sobrancelhas são pintadas de forma que lembre o pássaro tsuru e a barba em forma de uma tartaruga (kame), dois símbolos de vida longa no Japão. Tem videos mostrado como eles são feitos:


Existe o santuário de Daruma em Takasaki-shi, província de Gunma Ken, onde fazem esses amuletos da escultura até a pintura, caso queira ver apenas a pintura pule para a parte 10:00. Bem, por hoje é só! O que acharam? Não esqueçam de ver também o Maneki Neko 

Créditos: Japão em foco.

Até mais e Kissus! Tem postagem toda quarta e sexta então segue o bloguinho e visite sempre! Redes Sociais do Sweet Magic: Facebook | Twitter | We heart It | Bloglovin | Pinterest * 

Comentários

  1. Olá, td bom?
    Então quer dizer que esse gatinho que eu vejo direto em lojinhas é da sorte? Adorei, acho ele super fofinho, ainda mais aqueles que balançam o bracinho *u* Dai aproveito e compro ele e um desse daruma, pq tô necessitada de sorte (milagre) na minha vida hsuashuahu - rindo é de desespero.
    ~ tentando ler o nome do monge~
    Então só pode um por ano? Eu ia sair comprando aos montes e pintando os zóinho dele hsuash
    bjs

    Blog: Skull Minds | Instagram | Ganhe divulgação gratis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa, tudo sim e vc?
      Sim! É bem comum achar o gatinho, eu mesma já tenho um super fofo kk
      Sim, muito fofo mesmo, esses que balançam são com pilha ou energia solar! '0'
      kk' Se achar me envia :P kkkk' Que isso menina, a sorte muda alguma hora
      Nossa kkk, que eu saiba sim kk tradição de lá é assim . Kissus! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  2. Adorei o post explicando tudo. Eu já sabia que o Daruma vinha sem os olhos porque era para pintar um deles quando fizesse o pedido e depois pintar o outro quando este fosse realizado, mas eu não conhecia a história toda. Achei muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sim, em algum lugar a gente acaba sabendo mesmo né?
      Também achei muito interessante a historia por trás, não podia deixa passar kk! Fico feliz que conheceu por aqui! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  3. Eu ainda não conhecia esse Daruma, mas achei super interessante o fato de significar sorte, felicidade, saúde, prosperidade entre todas as outras coisas boas. Acho a cultura Japonesa tão interessante e conhecer um pouquinho mais foi muito legal!

    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conheceu por aqui! Sim, além do foco ser desejos tem outros significados também! A cultura japonesa é realmente muito interessante ^^ Me alegra que gostou! Obrigada pela visita, kissus ;*

      Excluir
  4. Gente eu vejo de mais esses gatinhos em loja e pensava que era objetos de decoração. Sobre essas informações de crenças japonesas eu sempre ouvi falar muito pouco sobre. Mas confesso que estou precisando realizar alguns desejos haha amei o POST vou comprar um pra mim bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que pode ser considerada decoração mas com simbolismo do Japão, que nem aqueles elefantes da índia que vemos também kk . Bem interessante né? Que bom que gostou! Kissus! Obrigada pela visita

      Excluir
  5. Eu tenho um amigo que é fissurado pela cultura japonesa e assim que comecei a ler seu post pensei em dar um de presente de aniversário. Ia até perguntar se podia ou não, mas você já me respondeu haha, obrigada! Achei bem interessante a história do Daruma em si, concordo plenamente com o ditado que você citou e acho que não devemos desistir nas primeiras dificuldades.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séerio? Vai ser muito legal presentear ele com Daruma! Sim, ele é ótimo de presente em qualquer ocasião. Nada! Que bom que gostou, é sempre bom saber da historia também. Verdade, nunca devemos desistir! Obrigada pela visita, kissus ;*

      Excluir
  6. Adorei este post. Amo conhecer culturas diferentes. Por isso que criei meu blog sobre dicas de viagem. É muito legal conhecer as crenças de outras culturas como a que você retratou agora. Quando a gente se abre para conhecê-las, aprendemos muito, inclusive a respeitar as diferenças, o que é fundamental. Aprendemos também que na cultura dos outros, não somente na nossa, tem muita beleza. Muito legal o seu texto. É um aprendizado e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ainda melhor né? Gostar da cultura e poder ver ao vivo e passar pela experiencia! Verdade, tem tanta beleza, tanta tradição que estão vivas até hoje, algumas que podemos levar pra sempre conosco, como nesse caso do Daruma, nunca desistir dos seus objetivos! <3 ~Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Acabei de mandar o link pro meu namorado, já quero um de presente! Amei sua postagem, penso no trabalho e carinho que teve para montá-la para que ficasse com tantas informações relevantes. Está de parabéns!

    Samantha | E Aí Ferrá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaa, tá certa! xD Fiquei curiosa pra saber o que ele falou mas ok kk
      Fico feliz que gostou tanto assim do post! Foi mesmo com muito carinho *-* <3
      Muito obrigada! ~Kissus

      Excluir
  8. Achei super fofinho eles. E a história é maravilhosa. E já estou em mente pensando em comprar também. Meditar é algo tão gostoso, traz uma paz, uma tranquilidade e conhecer a sua história é melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofos demais mesmo! Sim, demais ^^ . Compre, fica lindo na decoração também <3 Sim, a historia é totalmente com base na meditação, e é algo muito bom mesmo, muita paz, fico feliz que gostou do post! Obrigada pela visita, kissus ;*

      Excluir
  9. Nossa, adorei o post! Achei super interessante e você explicou toda a história, com bastante detalhes e muito bem! Achei muito interessante que tudo tem um significado e simbolismo, como a forma que pintam a sobrancelha e a barba e o fato de ele ser redondinho e não ficar deitado.
    Você arrasou nesse post!
    Beijos,
    www.mesdejulho.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou! Sim, adoro explicar tudo, os significados tem muita base na historia por trás. Sim, muitos mesmo kk, bem legal né? Haha Muito Obrigada! <3 ~ Kissus

      Excluir
  10. Eu não conhecia essa história do daruma e nem imaginava que o o motivo dos olhos dele serem abertos eera redondos por que o monge havia cortado as pálpebras para meditação. Estou chocada e feliz pelo aprendizado rs.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é algo que nem daria para imaginar né? Sacrifício radical para conseguir o objetivo da iluminação da meditação. Que bom que gostou de conhecer melhor! Fico feliz que saiu feliz kkk ~ Obrigada pela visita! Kissus

      Excluir
  11. Caraca, que interessante! Não sabia de nada disso, único artefato que conheço é o gatinho, e confesso que não sei exatamente sobre o que é, só por cima. Achei muito lindo o conceito todo por trás dessa crença. O negócio de pintar o outro olho somente quando o desejo se realizar é bastante simbólico também. Adorei o post! Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito! Fico feliz que conheceu por aqui! O gatinho é literalmente a sorte mesmo. Traz sorte a você ou ao lugar de comercio. Também tem historia, foi de um gato que ao aparecer desviou a atenção de um guerreiro, e ao ir em direção ao gato foi salvo por um raio que caiu exatamente onde ele estava. ~ Tem mais detalhes no post que fiz, deixei o link ali encima

      O conceito das crenças japonesas são lindas, fico feliz que gostou! Bem legal a simbologia dos olhos mesmo! Obrigada você pela visita e por comentar! Kissus

      Excluir
  12. Gente mas que blog mais lindo desse mundo ♡ já ganhou uma inscrita fiel ☆
    Eu nao conhecia esse amuleto e mesmo não acreditando muito nessas coisas eu adorei o texto.
    Confesso que a história me prendeu a atenção.
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigadaaa! ♡.♡ Seja muito bem vinda!
      Haha, algumas coisinhas de sorte pode parecer duvidoso mesmo, mas a simbologia é linda né? Fico feliz que gostou do texto! Obrigada!, kissus e sucesso também ;*

      Excluir
  13. Sempre vejo esses amuletos pra vender e em fotos, mas não fazia ideia da história deles, nem para que que serviam. Achei muito legal! A história de cortar as pálpebras é assustadora, e a de pintar os olhos dele, um de cada vez, é muito interessante. Adoro amuletos ^_^

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? O Daruma também? Ele ainda não vi por aqui. Que bom que gostou de conhecer melhor! É um pouco, também fiquei chocada mas antigamente tinha muito disso né? E foi preciso, para ele encontrar a iluminação da meditação. Sim também acho bem legal! Obrigada por visitar sempre! <3

      Excluir
  14. Menina não sabia disso meu amigo bem ligeiro me pediu um desses e eu dei ai depois ele apareceu com os olhos pintados mas nunca perguntei pra ele o porque agora eu sei, adorei a matéria é uma história incrível por trás do que parece ser um cofrinho nunca imaginária isso, adorei sua matéria parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa kk, eu não aguentaria teria perguntado kk . Mas fico feliz que conheceu por aqui, tentei deixar o mais completo possível ♡ Sim, muito linda a historia! Que bom que gostou! Obrigada!♡

      Excluir
  15. Amei o post super fofo o gatinho nem sabia sobre isso adorei 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que gostou! Bom que acabou que conheceu o Maneki Neko também né ? hehe
      Obrigada pela visita, kissus ♡

      Excluir
  16. Olá Olá Olá.
    Nunca havia visto esse gatinho gente, mas é que onde moro é bem pequeno. Achei muito lindo 😍 e gostei das histórias que o cerca e todas fazem sentido. Mas imagino cm deve ter sido dolorido cortar a pálpebra. Achei muito interessante, amei receber esse conhecimento 😍

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olá Oláaa ♡ Sério? Poxa que pena que ai não tem, mas fico muito feliz que gostou e conheceu por aqui! Sim, tudo tem um porquê. Demais kk mas pra ele foi preciso xD Que bom que gostou *-* ♡ Obrigada pela visita! Kissus

      Excluir
  17. Eu adoro essas coisas, e tenho o daruma aqui, mas acredita que eu esqueci o desejo que eu fiz? Eu era muito nova, e acho que foi para me casar com o meu namorado da época (que continua sendo o atual).

    Vou comprar o gatinho!!

    Beijos, http://loveiscolorful.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro! Nossa kk, mas você pode fazer esse pedido ou outros em outro Daruma se quiser (alguns dizem que ele tem prazo, por isso na cultura japonesa eles queimam os que tinham e pegam outro sempre no começo do ano até dia 07 ou 15) mas acredito que o seu tem valor sentimental, mas não precisa necessariamente apenas esperar por esse ok? Ainda assim espero que se realize, já estão a um bom tempo juntos, que fofo! ♡ . Compre o Maneki Nekoooo sim, ele é muito fofo! Obrigada pela visita e por comentar! ~Kissus

      Excluir
  18. Amei conhecer essa história! Sou apaixonada por amuletos (como boa pisciana!), mas confesso que quase nunca sei sua história/origem. Não conhecia o Daruma :O Preciso contar pra mas pessoas pra ver se ganho um já que o recomendado é ganhar hehehe
    Beijos ♥

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Haha também adoro, amuletos e decorações <3 . É só sabemos por cima né? Que é sorte e no caso do Daruma apenas o jeito de fazer o pedido. Kkk' conte! Pode pedir diretamente tb xD Obrigada pela visita!

      Excluir
  19. Até quando vão acreditar que um objeto de gesso traz alguma coisa? Pare de se enganar e acredite em Deus, o único que pode mudar a sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então Anônimo, relaxa, é apenas um amuleto, aqui eu falo de Cultura Japonesa e mesmo assim acredito em Deus. Aprecio a história e a tradição Japonesa, sendo verdade ou não, é algo interessante. Viu? Acreditar em Deus e respeitar as outras religiões é possível ^^ Kissus!

      Excluir

Postar um comentário